Actividades

 

Apesar de termos imensas actividades que surgem de forma espontânea, o NFIST protagoniza uma série de eventos organizados de forma periódica que ocupam cada vez mais um papel importante no panorama pedagógico português.

 

Semana da Física

A nossa actividade mais conhecida e mediática é a Semana da Física. A Semana da Física do IST é um evento anual que tem lugar no Instituto Superior Técnico e tem como objectivo principal promover a Física junto de todos, especialmente de estudantes do ensino secundário. Todas as secções do NFIST participam na Semana da Física, que anualmente reúne centenas de jovens ansiosos por descobrir o lado mais divertido da Física.

 Nesta actividade tem sempre lugar o famoso Circo da Física que consiste numa exposição interactiva de "brinquedos" e experiências do Circo da Física que mostram a Física de uma forma fácil, acessível e até mesmo divertida. Esta actividade tem sucesso garantido e conta sempre com o espanto e fascínio dos participantes.

Tendo em vista a divulgação da astronomia, a Astro promove inúmeras e divertidas sessões de planetário no planetário insuflável gentilmente cedido pela Gradiva e observações nocturnas dos nossos céus com os nossos telescópios.

Existem também os minicursos que são pequenos cursos didácticos visando explicar um pouco como funciona o nosso Universo, e alguns dos fenómenos observáveis que são dados por estudantes do MEFT.

Por último, a Semana da Física conta com um Ciclo de Palestras (Palestra do Meio-dia) e um Ciclo de Tertúlias (Tertúlia do Final do Dia) que contam com a presença dos mais reputados Professores do IST, de outras universidades e por vezes até de outros países, sobre os mais diferentes temas.

Além de tudo o que foi referido, são distribuídos por todos os visitantes panfletos sobre os cursos do IST e sobre divulgação de Ciência e ainda a revista Pulsar.

Este é sem dúvida um evento a não perder!

 

 

Física Sobre Rodas

Após vários anos de Semana da Física, criámos outro evento anual mas com um carácter itinerante: a Física Sobre Rodas. De forma um pouco análoga às famosas bibliotecas itinerantes, a Física Sobre Rodas não pretende mais do que levar a divulgação da Ciência aos cantos mais recônditos do país. Consiste num grupo de colaboradores num camião didáctico que levam as actividades atrás descritas a todo o país, sempre com o carimbo de prestígio do NFIST e do IST. Achamos que actualmente esta actividade era obrigatória dado o fosso abissal que existe entre as grandes áreas metropolitanas e o interior no que diz respeito à divulgação científica.

 

E são estas as nossas duas principais actividades anuais. No entanto como sabem fazemos muitas outras coisas e para pedidos ou sugestões ou até dúvidas e esclarecimentos basta entrar em contacto connosco através do nosso e-mail ou outro dos nossos contactos.

Estaremos de braços abertos para ir a escolas fazer exposições didácticas diversificadas em qualquer um dos ramos que abordamos ou qualquer outra actividade que nos seja possível acarretar.

Em baixo temos o nosso histórico de actividades bem como aquelas que se encontram em fase final de implementação ou em decurso.

 

 

Antigas Semanas da Física

Lembramos que as informações contidas nos sites antigos pode não ser actual e não foi actualizada após os eventos, por isso não utilizem essa informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antigas Física Sobre Rodas

Lembramos que as informações contidas nos sites antigos pode não ser actual e não foi actualizada após os eventos, por isso não utilizem essa informação.

 

 

 

 

Copyright © 2005-2013 NFIST, Todos os direitos reservados.

[XHTML 1.0] [CSS]