Inside Views @ IPFN

Com as Inside Views terás a oportunidade de conhecer diferentes centros de investigação relacionados com física em Lisboa. Uma Inside View é uma tour exclusiva a um centro de investigação do IST, guiada por um investigador do centro.

Conseguirás perceber todo o processo científico: partindo da ideia, ultrapasssando obstáculos, atingindo assim um resultado.

ISTTOK – Contributions for a future fusion reactor

Uma visita ao tokamak do IST onde serão explicados os princípios básicos de funcionamento de um tokamak e as actividades de física experimental desenvolvidas no IST.

  • Local: IST
  • 15 vagas

IPFN engineeering activities for nuclear fusion

Our main goal is to contribute to a successful operation of fusion devices by contributing to the design of several systems. We are strongly focused on the development of systems for nuclear fusion experiments and in particular for the International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), Joint European Torus (JET) and demonstration power plant DEMO, having already several projects in portfolio.

  • Local: IST
  • 10 vagas

L2I – Laboratório de Lasers Intensos

O L2I está equipado com vários sistemas laser de alta intensidades, incluindo o mais potente de Portugal. Conta com um grande número de diagnósticos ópticos (do infravermelho aos raios-x) e de plasmas. As áreas de investigação incluem fontes a plasma, aceleração de partículas em plasmas, geração de harmónios, e investigação em materiais de técnicas de amplificação laser. Além da formação de investigadores, o L2I tem um papel fundamental no ensaio de experiências a realizar em grandes laboratórios estrangeiros.

  • Local: IST
  • 8 vagas

VOXEL – Volumetric medical X-ray imaging at extremely low dose

Computerized Tomography (CT) has been one of the greatest achievements in medical imaging, but at the cost of a high, potentially harmful, X-ray irradiation dose. The ultimate goal of VOXEL is to provide an alternative to tomography with a disruptive technology enabling 3D X-ray imaging at very low dose. VOXEL aims at prototyping new cameras working either in the soft or hard X-rays that will combine the X-ray penetration and nanometre spatial resolution, easiness to use, afforded by avoiding the rotation of the source or the sample, and extremely low dose for maximum impact on medicine and biology.
VOXEL relies on the integration of trans-disciplinary fields in medical imaging, optics, X-ray physics, computational and applied mathematics.

  • Local: IST
  • 10 vagas

PEL – Laboratório de Engenharia de Plasmas

Equipado com diversas fontes de plasma de microondas, diagnósticos de espectroscopia de emissão visível e de absorção (atómica e molecular), diagnósticos de espectroscopia UV, XUV e FTIR, diagnósticos laser, espectrometria de massa, e diagnósticos elétricos. A investigação foca-se na produção assistida por plasma de nano-estruturas
bidimensionais (por exemplo, grafeno puro ou dopado), no desenvolvimento de tecnologias de plasma para aplicações energéticas e ambientais (por exemplo, a produção de hidrogénio a partir de álcoois), e na utilização de plasmas microondas como fontes intensas de radiação ultravioleta, com vista a cartografar a zona limite desta região espectral.

  • Local: IST
  • 12 vagas

HPL – Laboratório de Plasmas Hipersónicos

Acolhe a instalação de tubo de choque “European Shock-tube for High Enthalpy Research” desenvolvido no quadro de um projecto apoiado pela Agência Espacial Europeia. Esta instalação apoia as missões de exploração planetária a nível Europeu, reproduzindo fidedignamente as condições de entrada atmosférica de um veículo Espacial em diversas atmosferas planetárias. As propriedades físico-químicas destes plasmas “exóticos”, excitados por ondas de choque a mais de 10km/s, são analisadas por diagnósticos de espectroscopia ultra-rápida na gama do VUV, Visível e Infravermelho. A medição das propriedades radioactivas desta classe de plasmas não só é crítica para o desenvolvimento de protecções térmicas para veículos espaciais, mas igualmente para o conhecimento dos processos microscópicos destes plasmas atómicos e moleculares, em fortes condições de desequilíbrio termodinâmico.

  • Local: CTN, Loures – esta visita está inserida na visita ao CTN – dia 1 de março, 10h
  • 12 vagas