Secção de astronomia | Circo da Física | Secção Informativa | Revista Pulsar

 


Sobre o NFIST
Informações Gerais
Actividades
Pessoas
Historial
Estatutos

Secções
Secção de astronomia
Circo da Física
Secção Informativa
Revista Pulsar

Links

 

 

 



Actividades


Semana da Física

Das mais diversas actividades organizadas pelo NFIST e pelas suas secções, destacam-se as Semanas da Física. A Semana da Física do IST é um evento anual que tem lugar no Instituto Superior Técnico e visa promover a física junto de todos, especialmente escolas e estudantes do ensino secundário. Todas as secções do NFIST participam na Semana da Física, que anualmente reúne centenas de jovens ansiosos por descobrir o lado mais divertido da Física.

Seminários

O NFIST, através da secção de astronomia, tem vindo a organizar vários seminários. Os seminários são pensados para uma audiência não técnica, e acessíveis a estudantes de engenharia, ciencias ou mesmo a nível do 12º ano. Os temas são bastante diversos, tais como: "A importância dos Neutrinos nas Supernovas", "Buracos Negros", "Raios Cósmicos", "Gravitação Quântica" ou "Planetas Extra-Solares".

Exposições itenerantes em escolas

O NFIST tem vindo ao longo dos anos a colaborar com as escolas de modo a poder levar as experiências do Circo da Física e os telescópios da secção de astronomia para junto dos alunos nas escolas.

Sessões de observação astronómica e de planetário

Através da secção de astronomia, o NFIST organiza diversas sessões de observação astronómica, a maior parte delas no IST. Com um planetário insuflável gentilmente cedido pela Gradiva, o NFIST organiza periódicamente sessões de planetário, dadas por alunos da LEFT.

 

O NFIST está aberto a propostas de actividades, especialmente por parte de escolas que queiram trazer as experiências mais divertidas de física para junto dos alunos. Estamos também abertos a propostas para sessões de observação astronómica. Para mais informações sobre as actividades e como participar, consultar as páginas das secções ou contactar o NFIST.

 

 

 

I Semana da Física

II Semana da Física

III Semana da Física

IV Semana da Física

V Semana da Física