de 28 a 30 de Outubro de 1997

no Instituto Superior Técnico


Um ano depois da primeira Semana da Física, um êxito reconhecido por professores e alunos, do secundário ao superior, a Física invadiu novamente, durante 3 dias, o pavilhão central do Instituto Superior Técnico. Entre a grande animação que caracterizou esta grande festa há a realçar:

O Circo da Física

No átrio do pavilhão central do IST esteve instalada a exposição interactiva do Circo da Física. Aqui estiveram à disposição dos visitantes algumas montagens, muitas delas adaptadas de experiências do dia-a-dia que exemplificam de uma forma divertida alguns dos princípios mais básicos da Física. A acompanhar a exposição esteve uma equipa de alunos do curso de Engenharia Física, cientificamente esclarecidos, tendo muitos dos seus membros participado já em experiências anteriores.
A exposição esteve dividida em quatro temas principais:
  • Electricidade e Magnetismo
  • Termodinâmica
  • Mecânica
  • Luz e Ondas

Astronomia

Ainda no átrio, juntamente com O Circo da Física, esteve instalado o Planetário insuflável da Secção de Astronomia. Aqui as aparências enganam: embora possa parecer reduzido do lado de fora, o seu interior alberga, nada mais nada menos do que o Universo inteiro.
Guiados mais uma vez pelos alunos do curso de Física, os visitantes puderam aprender a observar o céu nocturno, reconhecendo as constelações e os planetas que o povoam.
Realizou-se, no dia 30, uma observação astronómica no terraço do Edifício de Pós-Graduação do IST. As condições atmosféricas estiveram de feição e permitiram as delícias dos mais de 100 amantes da Astronomia que colaboraram no evento. Entre meia dúzia de telescópios, a ajuda dos Professores especialistas Máximo Ferreira e Marciano da Silva foram preponderantes numa noite memorável.

Conferências

Também no pavilhão central, mas agora no Salão Nobre, realizaram-se conferências sobre vários temas científicos actuais e de interesse geral. Os oradores escolhidos foram tanto professores do Instituto Superior Técnico como de outras instituições nacionais, havendo ainda algumas comunicações de alunos do curso de Engenharia Física.
Realizaram-se duas por dia: uma de manhã, às 11 horas e outra de tarde às 15 horas.
Foi ainda apresentado o espectáculo "The Physis Physics Flying Circus", que consiste numa apresentação teatralizada do Circo da Física. Este espectáculo é uma adaptação para português do apresentado em Viena, na International Conference for Physics Students e acolhido com grande entusiasmos pelos alunos de todo o mundo aí presentes.

Outras Informações:

Organização:

Apoios:

Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico
Edifício Ciência
Av. Rovisco Pais
1096 Lisboa CODEX
Tel: (01) 841 90 82
e-mail:
nfist@fisica.ist.utl.pt
Physis - Associação Portuguesa de Estudantes de Física
Departamento de Física do IST
Instituto Superior Técnico
Museu da Ciência
Tecnodidática
Gradiva