V Semana da Física

Programa Cartaz Estatísticas Fotos

Programa


A 5ª Semana da Física do Instituto Superior Técnico vai decorrer de 15 a 19 de Outubro de 2001.

A Semana da Fisica vai decorrer no Pavilhão Central do IST. A exposição interactiva Circo da Física vai estar localizada no átrio central; os Seminários vão ter lugar no Salão Nobre e o Planetário vai estar localizado na Sala C8.

Seminários:

Segunda
Terça
Quarta
11h
Saúde, Cristais e Simetrias - Prof. João Varela

Fusão Nuclear - Prof. Carlos Varandas

Detecção de raios cósmicos na estação espacial internacional (ISSA) - Prof. Fernando Barão
15h
Nanotubos de carbono - Prof. José Luís Martins
A expansão acelerada do Universo: Constante Cosmologica ou
Quinta-essência?
- Prof. Orfeu Bertolami

Debate: De quem é o futuro?

Prof. Jorge Dias de Deus,
Prof. Palmira Dias,
Prof. Jorge Buescu,
Prof. Joaquim Sampaio Cabral

Na Quinta vai ser o "Dia do CERN" e os seminários desse dia serão da responsabilidade do CERN. Sexta-feira também vão haver seminários, sendo dedicados à Física Nuclear e da responsabilidade da Professora Lídia Ferreira.

Observação Astronómica

As sessões de Observação Astronómica vão ser Terça, Quarta e Quinta, e algumas delas vão contar com a presença de individualidades da astronomia (mais tarde iremos especificar).

Circo da Física e Planetário

O Circo da Física e o Planetário vão decorrer todos os dias, num horário que vai ser das 10h às 17h. Uma vez que a exposição do Circo vai ter lugar num espaço amplo, não é necessária a inscrição das escolas para participarem, só pedimos que os alunos se distribuam por várias bancadas para podermos explicar melhor. Para Planetário insuflável, dado que tem uma limitação restrita quanto ao numero de pessoas, é necessária a inscrição prévia junto do NFIST, caso contrário não podemos garantir que hajam vagas.

 

Última Actualização: 2001-10-10