VI Semana da Física

Home | Cartaz | Programa | Fotos

 

O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (vulgo NFIST) está já a organizar a VI Semana da Física, invento que irá decorrer entre os dias 15 e 18 de Outubro nas instalações do Instituto Superior Técnico.
Esta actividade é uma das mais cativantes que decorre no IST ao longo do ano lectivo, visto que atrai um público variado, constitui uma viagem ao mundo da Física e propõe-se revelar, ou melhor, tornar menos obscuros alguns fenómenos da Natureza que tanta curiosidade nos suscitam.
Apesar desta actividade ser dedicada a todos os interessados por Física e pela Ciência, em geral, a Semana da Física é de especial interesse para os alunos do Ensino Secundário, curiosos e sempre interessados em conhecer mais sobre o mundo que os rodeia, repletos de perguntas pertinentes e desconcertantes, aqui, na Semana da Física, puderão encontrar todas as respostas de uma forma surpreendente, leve e interactiva. Reforçamos que o principal objectivo da Semana da Física é promover actividades e eventos relacionados com o ensino da física não só de uma forma compreensível, mas fundamentalmente de uma forma atractiva e interessante.
Por todos estes motivos, apelamos à participação das escolas, pedindo-lhes que tragam os seus alunos até nós, para passarem alguns momentos divertidos e enriquecedores, tudo em nome da Ciência e do Conhecimento.
Esta página é especialmente dedicada às escolas possivelmente interessadas, aqui encontrarão toda a informação relevante sobre as actividades e eventos a decorrer durante a Semana da Física.

Ao longo de quatro dias, a VI Semana da Física põe ao dispor dos seus visitantes um leque variadíssimo de actividades:

Þ Todos os dias das 10h às 18h:

· EXPOSIÇÃO DO CIRCO DA FÍSICA (no Átrio do Pavilhão Central) - Conjunto de experiências didácticas, pedagógicas e de carácter interactivo demonstrando fenómenos Físicos muito interessantes. Estas experiências estarão sempre acompanhadas de explicações acessíveis e visam estimular, divulgar e interessar os visitantes.
· PLANETÁRIO (no Salão Nobre do Pavilhão Central)- Sessões de planetário estarão disponíveis numa sala onde, num planetário insuflável serão projectadas as constelações do céu nocturno. Todos os fenómenos serão explicados cuidadosamente, permitindo assim que os visitantes fiquem a conhecer melhor os corpos celestes que se podem ver a brilhar no céu durante a noite.
· MINICURSOS - Serão leccionados 3 pequenos cursos, de uma hora por dia, acessíveis e de interesse geral relacionados com o fascinante mundo da Astronomia. Os tópicos dos minicursos são os seguintes: Introdução à Astronomia em Geral (Coordenadas Celestes, Tempo Sideral, etc...), Sol, e Evolução Estelar.


Þ Dias 16, 17 e 18 de Outubro:

Realizar-se-ão palestras (no Salão Nobre do Pavilhão Central) relacionadas com os vários domínios da Física, como seja: Universo, Biofísica, Matemática, Cosmologia e Astrofísica. Estas palestras serão dadas por professores da nossa instituição, bem como por graduados da nossa licenciatura que gentilmente se dispuseram a participar na VI Semana da Física.
Apesar de estarem previstas entre 6 a 10 palestras estão já confirmados as que a seguir referimos:
· Pelo Profº Rui Dilão (Departamento de Matemática) Formação de Estruturas. No âmbito da Matemática ao serviço da Física.
· Pelo Drº Nuno Morais, relacionado com Biofísica (tema ainda por divulgar).
· Pelo Drº Vítor Cardoso relacionado com Cosmologia (tema ainda por divulgar).
· Pelo Drº Óscar Dias relacionado com Astrofísica (tema ainda por divulgar).

A notar que assim que o programa estiver completo, ele será imediatamente apresentado na página principal. Espera-se que este esteja disponível nos primeiros dias do mês a vir.

Þ A decorrer entre dia 16 e 18:

Realizar-se-á um debate com o tema :
Tudo o que sempre quiseste saber sobre Física e nunca tiveste coragem de perguntar!

Este debate é organizado pelos estudantes da licenciatura e deverá realizar-se, preferencialmente, com alunos do ensino Secundário. O tema do debate é bastante expressivo quanto ao seu objectivo: os estudantes da licenciatura responderão a qualquer pergunta que os alunos queiram colocar acerca da Física em Geral, para estimular o debate tornando-o mais dinâmico sugerimos que os alunos ou professores tragam perguntas já preparadas..


Þ Dependendo das condições climatéricas, realizar-se-ão também observações astronómicas do céu nocturno a partir do terraço de um dos edifícios do instituto.


Nesta página está toda a informação disponível sobre a VI Semana da Física, pelo que, estará sempre actualizada. Todos os pormenores sobre as actividades e eventos serão aqui divulgados. O horário e o local da realização dos minicursos, bem como o tema e o horário das palestras será divulgado assim que seja possível.

Como já referimos a participação das escolas é fundamental, pelo que a realizar-se a visita de estudo, agradecemos que nos contactem para um dos telefones:

Rui Neto: 933230923 (a qualquer hora)
Daniel Vidal: 916004128 (das 13 às 19 horas)
Rita Macedo: 936445074 (das 10 às 12 horas)
João Almeida: 965889151 (das 13 às 19 horas)
Sede do NFIST: 218419053 (das 10 às 18 horas)

Ou para o e-mail: nfist@fisca.ist.utl.pt

indicando o(s) dia(s) em que se realizará(ão) a(s) visita(s), e o número de alunos previsto.


Agradecemos, desde já, a atenção e o tempo dispensado e esperamos ansiosamente a vossa visita à VI Semana da Física.

Com os melhores cumprimentos,
A direcção do NFIST