Atenção!: O técnico não possui acordos com esta faculdade. Os testemunhos que encontras aqui foram dados por alunos que se inscreveram totalmente por conta própria em programas MASt ou MMath (Part III) (ver link)! Desta forma as candidaturas são totalmente diferentes dos outros programas e devem ser feitas até ao final de dezembro/início de janeiro, caso se pretenda concorrer para uma bolsa. Fecham a 14 de Fevereiro.

Ensino

As aulas são como seria de esperar lecionadas em Inglês. Toda a faculdade está direcionada mais para a Física teórica, Física das Altas Energias (HEP), Relatividade Geral, inclusive o curso faz parte da faculdade de matemática. A maioria dos professores disponibiliza notas escritas por eles. Os alunos têm acesso a salas de estudo com computadores, (e também café e leite…), sendo as bibliotecas também uma excelente opção, silenciosas e com todo o tipo de material bibliográfico para consulta. As aulas teóricas são todas de manhã (de segunda a SÁBADO) e as práticas, tendo alguma liberdade de escolha, são da parte da tarde. Não há cadeiras obrigatórias, cada pessoa escolhe totalmente aquilo que quer. O método de avaliação do mestrado é por exame em Junho. No 5º ano é realizado um exame em janeiro para decidir quem faz doutoramento. Existe apenas um momento de avaliação para cada cadeira. Durante o ano o ambiente é bastante descontraído, e focado em aprender. Nos meses de abril e maio, que antecedem os exames, a pressão aumenta e o trabalho é duro. Muito tempo a estudar para algo e não há segundas oportunidades.

A qualidade do ensino e da investigação é bastante melhor e mais avançada que no técnico. Dá trabalho mas aprende-se muito. Não há cadeiras ditas desnecessárias, visto que não há obrigatoriedade nem restrição nenhuma no currículo. É visto como dos melhores sítios para estudar física teórica do mundo.

Qualidade de Vida

A cidade é muito segura e funcional, atenção que tudo fecha mais cedo que em Portugal, especialmente ao domingo. Existe uma residência estudantil, de acesso quase garantido, em certas exceções pode dar jeito utilizar sites de apartamentos partilhados como o Spareroom. O preço ronda as 160£ por semana, 600£ por mês. A qualidade da residência é excelente (~170£ por semana).

Os transportes são muito caros. Dentro da cidade compensa mais andar de bicicleta. (Não é aconselhável atravessar a cidade a pé em dias de nevão). O custo de vida é ligeiramente maior que em Portugal e obter os produtos básicos de vida como comida e produtos de higiene pessoal podia se mais fácil, mas estes são de boa qualidade.

Não tem apoios, ou seja, todos os encargos financeiros são responsabilidade pessoal, o que pode ser complicado e parecer arriscado. Se acontecer qualquer coisa, pode-se sempre voltar para MEFT. É um sistema de ensino completamente diferente. O sistema colegial de Cambridge monitoriza toda a vida fora da faculdade, nomeadamente o alojamento, que pode ter as suas desvantagens.

Podes colocar as tuas próprias questões às pessoas que estiveram nesta faculdade enviando um e-mail para mobilidade.nfist@gmail.com no qual digas no assunto a(s) faculdade(s) em questão! Irás receber uma resposta com o contacto das pessoas a quem podes colocar todas as tuas dúvidas.