Ensino

As aulas são em Inglês e a avaliação é por trabalhos e exames. A dificuldade é inferior à de MEFT, e a carga de trabalho também. A carga horária é extremamente reduzida. Os meios de estudo incluem apresentações e vídeos. A qualidade do ensino é, comparativamente, melhor, e os docentes são mais disponíveis e próximos.

Os serviços académicos são excelentes e os lugares para estudar estão muito disponíveis e são incríveis. A universidade permite dedicar muito tempo a atividades extra académicas: viajar durante metade da duração de Erasmus não é de todo impossível. A faculdade tem ainda cursos de sueco e grupos de estudantes, como por exemplo estilo ‘Jobshop’.

A universidade é mais vocacionada para Engenharia. Aconselhamos a escolher a KTH ou outras universidades suecas àqueles que querem experimentar a cultura e estilo de vida da Suécia e não apenas pelo ensino, que pode ser uma desilusão que não preenche completamente a experiência de Erasmus. A KTH pode ser uma boa pausa no ensino no IST, que se pode tornar muito cansativo e por vezes frustrante.

Equivalências:

2º semestre:

Introdução à Investigação;

Técnicas de Micro e Nanofabricação;

Métodos Experimentais em Física de Partículas;

Empreendedorismo, Inovação e Gestão de Ciência;

Óptica e Lasers.

Qualidade de Vida

O alojamento em residências universitárias é muito fácil de arranjar, e custa cerca de 500 EUR/mês e é de muito boa qualidade. É possível encontrar opções mais em conta (embora sejam, no geral, caras), mas o processo de candidatura às residências é muito cómodo.

O deslocamento dentro da cidade é muito fácil e os transportes são de boa qualidade. Os produtos básicos são excelentes, mas os preços são 1.5 a 2.5 superiores em comparação com em Portugal: um quilo da carne mais barata no supermercado custa 15 EUR.

Arranjar transporte para fora do país não é difícil, mas a relação qualidade/preço podia ser melhor. O país é bastante seguro, apesar de ter havido um atentado terrorista enquanto a aluna de MEFT em Erasmus estava em Estocolmo. A hospitalidade é muito boa e as pessoas são amáveis.

A bolsa, entregue (a uma aluna que fez Erasmus no segundo semestre) foi entregue depois, e não foi de todo suficiente para cobrir os custos da estadia.

Podes colocar as tuas próprias questões às pessoas que estiveram nesta faculdade enviando um e-mail para mobilidade.nfist@gmail.com no qual digas no assunto a(s) faculdade(s) em questão! Irás receber uma resposta com o contacto das pessoas a quem podes colocar todas as tuas dúvidas.