Ensino

As cadeiras são lecionadas em Inglês, sendo esta a língua em que é feita a avaliação. Os materiais disponibilizados são notas das aulas seguidos também pelos professores nas aulas, fichas de exercícios e livros. Há uma grande disponibilidade de sítios para estudar na universidade. A faculdade de ciências é recente e moderna. Tem inclusive bastantes computadores para estudo, caso os alunos não queiram andar com o portátil atrás.

Verifica-se uma grande proximidade aos professores, sendo realçada a preocupação dos mesmos com os alunos. A qualidade do ensino é elevada e a dificuldade e a carga horária são ligeiramente reduzidas.

A avaliação é feita por exame e TPCs. Dependendo da cadeira, também pode ser feita de forma contínua, em conjunto com o exame. Na maior parte a avaliação é por exame, na última semana de aulas. Para além desse só existe mais um momento de avaliação, no entanto para ser utilizado, o aluno deve abdicar da nota do primeiro exame, o que é bastante arriscado. Nesse sentido, a avaliação salvaguarda menos os alunos.

Os serviços académicos da faculdade são bastante bons, em termos de burocracias, todos os problemas foram com os serviços académicos portugueses e não na universidade de Amsterdão.

Equivalências:

1º semestre

(3 respostas)

Física de Partículas

Complementos de Mecânica Quântica

Física da Matéria Condensada

Relatividade e Cosmologia

Óptica Quântica

Empreendedorismo

 

semestre

(1 resposta)

Introdução à Investigação;

Modelo Standard e Nova Física;

Opções livres.

 

 

 

 

Qualidade de Vida

Existe a possibilidade de deixar a universidade tratar do alojamento por um custo de cerca de 200 euros. A faculdade também sugere opções de alojamento, sendo os custos numa residência de estudantes entre 350 e 600 euros consoante a qualidade do quarto e se este é individual ou partilhado. Também varia bastante com a localização do mesmo.

Os transportes públicos dentro da cidade, em geral, são bons, mas um bocado caros, pelo que o transporte de eleição é a bicicleta. Há uma certa dificuldade em arranjar transporte para fora da cidade, apesar de ter uma boa relação qualidade/preço.

Os alunos que frequentaram este programa tiverem direito a bolsa de estudo. No entanto, esta não chegou dentro do tempo previsto, por vezes com 6 meses de atraso, e não foi suficiente para suportar as despesas necessárias do dia-a-dia.

É feita menção que caso se candidate a um semestre e, de seguida, se pedir extensão, o valor da bolsa é aumentado. Aconselha-se, portanto no caso de dúvida, fazer-se a candidatura para um ano e, caso se queira reduzir o tempo, é feita a correção do valor da bolsa facilmente. O contrário já não é verdade.

A cidade é bastante segura, apesar de alguns incidentes.

Há a possibilidade de praticar atividades extracurriculares, nomeadamente
praticar um desporto ou ir ao ginásio existente na faculdade.

Podes colocar as tuas próprias questões às pessoas que estiveram nesta faculdade enviando um e-mail para mobilidade.nfist@gmail.com no qual digas no assunto a(s) faculdade(s) em questão! Irás receber uma resposta com o contacto das pessoas a quem podes colocar todas as tuas dúvidas.